quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Tropa de Elite - Quem é Quem?

Para os poucos que não assistiram a esse filme, vai uma análise resumida dos principais personagens:


* Wagner Moura - É o honesto porém brutal Capitão Roberto Nascimento, que procura um substituto à sua altura para chefiar o BOPE.
* Caio Junqueira - É o impulsivo aspirante Neto Gouveia, que após ingressar na Polícia Militar-RJ, acaba se chocando com a sujeira existente na instituição. Ao participar de uma batalha contra o tráfico em um morro, conhece o Capitão Nascimento e decide ingressar no BOPE, levando junto seu grande amigo André Matias.
* André Ramiro - É o centrado aspirante André Matias, que estuda Direito na PUC, o que o faz ver como os filhos da elite carioca não tem a correta visão da sociedade, além de serem extremamente hipócritas. Ingressa no BOPE, junto com Neto Gouveia.
* Maria Ribeiro - É a sofrida Rosane. Esposa do Capitão Nascimento, tem um filho com este, mas não aguenta manter um casamento marcado por estresse e discussões advindas da profissão do marido.
* Fernanda Machado - É a ingênua Maria que, sendo voluntária de uma ONG que supostamente prestaria ajuda aos meninos carentes do morro, não percebe que a violência do tráfico está acima de preocupações sociais. Envolve-se afetivamente com o policial André Matis, o que causará problemas para ela.
* Fernanda de Freitas é a hedonista Roberta Alunde, uma estudante de Direito, de família tradicional, que participa da ONG não por nobres motivos, mas apenas pela facilidade do acesso às drogas.
* Paulo Vilela é o hipócrita Edu: o típico jovem da elite, alienado, viciado, que critica a repressão policial aos usuários, mas é não só um financiador: também torna-se traficante, revendendo na faculdade o produto ilegal.
* Milhem Cortaz - É o medroso Capitão Fábio: envolvido com cafetinagem e prostituição, tem seus esquemas sujos tomados por outro capitão. Acaba tentando ingressar no BOPE, sabe-se lá por quê, mas é severamente rejeitado e humilhado pelo Capitão Nascimento durante o treinamento.
* Marcelo Valle - É o corrupto Capitão Oliveira, que toma todos os esquemas de corrupção do Capitão Fábio e torna-se o braço direito do também corrupto Comandante da Corporação.
* Fábio Lago - É o terrível Baiano, chefe do tráfico no morro onde atua a ONG. Deixa organização atuar, contanto que tudo seja informado a ele. Quando isso não ocorre, demonstra toda sua crueldade.

Nenhum comentário: