sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Mc Créu e Garotas Nuas no ES: até onde vai o Funk?

O funk é um estilo musical que gosta de exagerar. Se a música é um "proibidão", inspirada por bandidos e suas peripécias, ela chega a ser tão explícita que, como diz o nome, acaba sendo proibida. Se resolve falar de sexo, chega ao ponto de fazer com que meninas de 16 anos tirem a roupa em troca de R$ 600,00. Foi o que aconteceu no ES, em um baile funk na capital Vitória. Um dos incentivadores do "strip-tease", Mc Ricardo tentou se justificar, dizendo que a proposta não passou de uma brincadeira e que ele não acreditava que alguma garota tivesse a coragem de subir ao palco e tirar toda a roupa.


Vídeo da reportagem

Será que esse Mc é ingênuo? Mais ingênua ainda é a explicação que Sérgio Costa, o Mc Créu deu para a origem da música que está se tornando o hit do verão carioca. Segundo ele, a idéia partiu do filho pequeno, que agora tem sete anos. O Mc estaria tentando encontrar uma letra para uma batida em seu estúdio em casa, quando o filho começou a brincar e dizer “créu” depois de tudo que o pai falava. Bem, pode até ser que a idéia do nome da música tenha surgido do inocente termo que o menino dizia. Mas vendo um trecho da letra, podemos perceber que o pai retirou toda a inocência que a idéia original poderia ter:

"É créu, é créu neles, é creu nelas
Bora que vamos, bora que vamos.

Pra dançar créu tem que ter disposição
Pra dançar créu tem que ter habilidade
Pois essa dança, ela não é mole não
Eu venho te lembrar são cinco velocidades"

E a parte final que é de uma incrível criatividade:

"Segura dj, vou confessar a vocês que eu não consigo a
numero cinco, hein dj, velocidade cinco na dança do
crééuu..
créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu
créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu
créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu
créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu
créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu créu..
hahahahaha .."

Para acabar com qualquer dúvida da inocência do Créu, basta ver o gesto feito pelo MC na hora do refrão da música e a "abundância" das dançarinas que o acompanham. Eu sugeriria ver este vídeo sem som, que fica muito melhor...

Nenhum comentário: