quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Google: Software para celulares e Sistema Operacional


A Google promete causar mais um terremoto no mundo digital. Dessa vez ela vem com dois petardos: um software gratuito para celulares e o GOS Live, um sistema operacional de código aberto.

O software para celulares

A priori consistirá numa plataforma completa, contendo um sistema operacional de código aberto, baseado em Linux, além de aplicativos necessários como agenda, mapas, editor de texto, planilhas eletrônicas, apresentações, redes sociais (estilo Orkut), e-mail, fotos, filmes do YouTube, pesquisas na Internet, serviços de blogs e micro-blogs, grupos de discussão, compras etc.
Quanto ao aparelho, a expectativa é de que ele não seja vendido diretamente pela Google. Provavelmente a fornecedora principal será a HTC. Embora há rumores de que a Samsung, a LG e a SonyEricsson também correm por fora. Com esta notícia os rumores sobre a criação do “Google Phone” provavelmente estão descartados. Os primeiros celulares com o pacote do Google estarão disponíveis no segundo semestre de 2008.

GOS Live

Bill Gates deve estar preocupado. Será que o Windows finalmente terá um competidor à altura? Na verdade o GOS Live é apenas uma versão modificada do Ubuntu, baseado em Linux. Confira mais detalhes no site oficial Think GOS.
A idéia é ser o mais simples possível e ao mesmo tempo ter todas as funcionalidades que a maioria dos usuários precisa. O arquivo ISO de 729MB pode ser baixado e gravado em CD ou DVD e rodará diretamente da mídia, sem precisar ser instalado no HD. A página para fazer o download é http://www.thinkgos.com/downloads.html.

Veja no vídeo abaixo como a coisa funciona de verdade.

Nenhum comentário: