quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O que são brotoejas?

A brotoeja - conhecida pelos médicos como miliária - é uma erupção cutânea que costuma afetar bebês e crianças pequenas. É causada pelo excesso de suor, aliado à glândulas sudoríparas obstruídas e inflamadas. Por causa dessa obstrução e inflamação, o suor não vem à tona, ficando retido dentro da pele e causando a irritação, normalmente com coceira. Também é muito comum após a exposição ao sol, em pessoas com febre, ou devido ao excesso de calor proveniente do uso de muita roupa em tempo quente.
A brotoeja é caracterizada por vermelhidão, com pequenas vesículas bem no centro. Ela pode aparecer no rosto, pescoço, ombro, barriga ou peito.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Tentando aliviar, costuma-se umedecer a área afetada e secá-la em seguida. Recomenda-se tomar vários banhos e usar roupas arejadas. Nem mesmo passar um creme esteróide de uso tópico é tão eficaz quanto trocar as roupas da criança. Para prevenir a doença em crianças propensas a tê-la, experimente mantê-las sempre refrescadas. Faça com que evitem atividades que façam suar.

ALIMENTAÇÃO
Retire doces e alimentos gorduroso da dieta da criança. Elas aumentam o calor interno e assim pioram a condição da pele.

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS
Um spray de vitamina C, aplicado topicamente, acelera a recuperação da brotoeja. Misture 2 colheres de sopa de vitamina C em pó com meia xícara de gel de aloe vera em um borrifador e aplique a mistura na erupção duas ou três vezes ao dia até que passe.

TRATAMENTO FITOTERÁPICO
O gel de aloe vera usado topicamente é calmante e refrescante. Aplique o gel na erupção para retirar a sensação de calor e ardência da pele. Repita sempre que necessário.
Aplique gel ou loção de calêndula na pele para ajudar a diminuir o desconforto e promover a recuperação.

HOMEOPATIA
Apis mellifica 9ch é útil se a erupção estiver muito vermelha ou inchada. Dê ao seu filho uma dose, três vezes ao dia, durante dois dias.
Sulfur é bom para a criança que sua bastante e tem manchas vermelhas, secas e quentes na pele. Essa criança tende a tirar as cobertas, quer que a pele fique exposta e não gosta de ser lavada. Dê-lhe uma dose de Sulfur 9ch, duas vezes ao dia, durante três dias.

Nenhum comentário: