quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Novas Tecnologias: Blu-Ray e HD-DVD


Na atualidade, o DVD já se tornou extremamente popular e, de modo geral, conseguiu aposentar o velho VHS. Na visão da maioria das pessoas nenhuma nova tecnologia poderia ser mais avançada do que essa. Mas elas esquecem que o avanço da tecnologia é um moto-contínuo e sempre vai surgir alguma novidade que tornará obsoleto tudo que é anterior a ela.
E foi exatamente o surgimento da TV de Alta definição (HDTV) que, de uma hora para a outra, pôs o DVD contra a parede. Afinal, a máxima resolução suportada pelo DVD é de 720x480 pixels. Já a HDTV utiliza resoluções da casa de 1920x1080 pixels. Míseras 2 horas de vídeo na HDTV com compactação de dados necessitam um espaço em disco de 22 GB. O máximo que um DVD suporta na atualidade são 17GB em um disco de dois lados e duas camadas por lado, conhecido como DVD-18 (O DVD gravável popularmente vendido é o DVD-5, que comporta no máximo 4,7GB).
Portanto surgiu um novo desafio: uma nova tecnologia de armazenamento de dados necessária para gravar o conteúdo da HDTV. É aí que entram o Blu-Ray e o HD-DVD.
Esses dois são rivais, da mesma forma que o VHS e Betamax foram na época do vídeo-cassete.
O Blu-Ray foi desenvolvido em 2002 por um consórcio de empresas que incluem a Apple, Dell, Hitachi, HP, JVC, LG, Mitsubishi, Panasonic, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp, Sony, TDK e Thomson. Já o HD-DVD foi criada pela Toshiba e ultimamente recebeu apoio da Microsoft, HP e Intel. Veja que a HP optou por apoiar os dois.
Visualmente, os dois rivais são quase idênticos aos atuais DVDs e CDs, com 12 cm de diâmetro.
A diferença está na forma de gravação. O Blu-Ray e o HD-DVD utilizam um laser azul-violeta que possui um comprimento de onda menor que o laser vermelho dos DVDs, o que permite uma maior densidade de gravação.
Existem algumas diferenças técnicas entre as duas tecnologias, porém essas não tem muita importância pelo fato de serem imperceptíveis ao usuário final. Basicamente podemos apontar DUAS diferenças importantes entre os formatos e que representam a sua vantagem em relação à outra.

Vantagem do Blu-Ray: Maior capacidade de armazenamento. Em uma única camada o Blu-Ray grava até 25GB (contra 15GB do HD-DVD). Em dupla camada o Blu-Ray permite 54GB (contra 30GB do HD-DVD)
Vantagem do HD-DVD: Custo mais baixo, pois sua fabricação é mais barata.

É difícil saber quem sairá vencedor dessa vez. Muitos dizem que o VHS venceu o Betamax porque a Sony, fabricante deste último, proibiu a filmagem de produções pornográficas no seu formato. Como dessa vez a Sony não está sozinha no consórcio Blu-Ray, não acontecerá o mesmo problema, mas parece que os produtores desse segmento já demonstram preferência pelo HD-DVD. Outros dizem que o Blu-Ray terá mais capacidade do que qualquer filme possa ocupar, mesmo com extras, e que por isso o baixo custo do HD-DVD acabará sendo crucial na sua vitória. Em favor do Blu-Ray podemos dizer que este poderá ser muito útil em backups de grandes servidores.
A respeito da compatibilidade com tecnologias antigas, os aparelhos Blu-Ray e HD-DVD suportarão a leitura de CDs e DVDs, mas não será possível ler um disco Blu-Ray em um aparelho HD-DVD e vice-versa.
Por enquanto continuemos usando o bom e (nem tão) velho DVD, até que essas novas tecnologias se tornem populares, o que ainda deve demorar um pouco.

Nenhum comentário: