domingo, 20 de janeiro de 2008

Eleições nos EUA: entenda como funciona


O processo eleitoral americano é bem complicado. Veja como funciona.

As primárias são o pontapé inicial do processo.

Nas primárias, quem vota são os representantes de cada partido que, em cada Estado, sua definição pode ser diferente: em alguns só votam os filiados do partido. Em outros, votam além daqueles, os cidadãos comuns. Em um nível mais baixo, as votações podem ser feitas em pequenas assembléias eleitorais em escolas ou outros locais públicos. Os participantes designam delegados entre os candidatos em disputa. Estes delegados escolherão por sua vez, delegados do condado, em seguida do distrito para, enfim, escolherem os do Estado. Estes finalmente irão à convenção do partido e votarão no candidato definitivo.
O vencedor da primária em cada partido será conhecido pela soma dos delegados conquistados nos estados, e oficializado no Congresso Nacional de cada partido.
Os candidatos independentes (sem partido), obviamente não participam de primárias.

O colégio eleitoral

Com os candidatos definidos, os eleitores votarão em seu candidato preferido (lembrando que nos EUA o voto não é obrigatório). Mas ao contrário do Brasil, esses votos não determinarão o resultado final. Aqui é bem mais simples: o vencedor é o que tiver mais votos no geral e pronto. Lá vale o resultado de cada Estado. Isso indica que um candidato pode ter mais votos no somatório geral da população do país, mas não vencer, pois ganhou em menos Estados, ou venceu em Estados de população pequena, com menos "peso" no processo todo (foi o que houve em 2000 na disputa entre Al Gore George W. Bush). Ao final da eleição popular, os delegados, já escolhidos anteriormente, irão dar o voto que realmente importa. Mas em praticamente 100% dos casos, os delegados seguem a escolha popular e votam no candidato escolhido pela população (raramente houve casos de delegados "rebeldes"). Existe um número mínimo de 3 delegados para um Estado.
A Califórnia é o Estado de maior população dos EUA e por isso tem mais "peso" eleitoral. Logo, é óbvio pensar que vencer a eleição na Califórnia é um grande passo para um candidato.
O colégio eleitoral norte-americano tem no total 538 delegados. Vencerá a eleição o candidato que tiver pelo menos 270 votos.
Se ninguém atingir esse número, Os 3 candidatos mais votados no Colégio Eleitoral disputam uma nova eleição, e agora a decisão passa para a Câmara de Representantes, onde cada Estado tem um voto.

Veja na tabela abaixo o número de representantes de cada Estado

Alabama

9

Indiana

11

Novo México

5

Alaska

3

Iowa

7

Nova York

31

Arizona

10

Kansas

6

Ohio

20

Arkansas

6

Kentucky

8

Oklahoma

7

Califórnia

55

Louisiana

9

Oregon

7

Carolina do Norte

15

Maine

4

Pensilvânia

21

Colorado

9

Maryland

10

Rhode Island

4

Connecticut

7

Massachussetts

12

Carolina do Sul

8

Delaware

3

Michigan

17

Tennessee

11

Dakota do Norte

3

Minnesota

10

Texas

34

Dakota do Sul

3

Mississipi

6

Utah

5

Washignton D.C.

3

Missouri

11

Vermont

3

Flórida

27

Montana

3

Vírgina

13

Geórgia

15

Nebraska

5

Washington

11

Havaí

4

Nevada

5

Virgínia Ocidental

5

Idaho

4

New Hampshire

4

Wisconsin

10

Illinois

21

Nova Jersey

15

Wyoming

3


Nenhum comentário: