quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Febre Amarela: muita calma nessa hora!
























O noticiário causa preocupação, mas não há motivo para pânico. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que a febre amarela está sob controle e que os casos ocorridos nas últimas semanas não representam risco de epidemia. Mas o medo das pessoas fez com que já começasse a faltar vacina, culminando com a ocorrência de imensas filas nos postos de saúde espalhados pelo país.
Mas para que você esteja bem informados, vamos falar um pouco mais sobre essa doença:

SINTOMAS

Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo e icterícia (a pele e os olhos ficam amarelados). Este último sintoma é o responsável pelo nome da doença.

PREVENÇÃO

Não adianta: o único jeito é a vacinação. Sorte que a vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Além disso, é válida por 10 anos. Deve ser inoculada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco. É recomendado usar calças e camisetas de manga comprida e repelentes contra insetos.

ÁREAS DE RISCO

Todos os estados das regiões Norte e Centro-Oeste, Minas Gerais, Maranhão, sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, norte do Espírito Santo, noroeste de São Paulo, e oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

GRÁVIDAS: CUIDADO!

Nenhuma gestante deve receber vacinas feitas com vírus atenuados. A recomendação no caso da febre amarela pode parecer estranha mas é a seguinte: não viajar para as áres de risco. Só as que já moram lá poderão se vacinar, mas devem ter orientação médica para isso.

IDADE MÍNIMA

A partir dos 9 meses é liberada a vacinação.Com menos de 4 meses é contra-indicada. Entre 5 e 9, o pediatra deve avaliar.

CONTRA-INDICAÇÕES

É contra-indicada para crianças com menos de 6 meses de idade; imunodepressão transitória ou permanente, provocada por doenças (neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou pelo tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de 2 semanas, radioterapia etc.); gestação em qualquer fase deve ser analisada; e reações relacionadas a ovo de galinha e seus derivados.

TRATAMENTO

Como não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela, o tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sangüíneas. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nenhum comentário: