domingo, 13 de janeiro de 2008

Como economizar combustível

- Não deixe o carro trabalhar em rotação acelerada. Quando encher o tanque marque quantos litros foram colocados e zere o hodômetro. Em seguida divida a quantidade de quilômetros percorridos, pelo número de litros gastos e anote quantos quilômetros o carro faz por litro. Leia o manual do veículo e faça a comparação. Caso o carro tenha gasto a mais do que o recomendado, é hora de regular.

- Não tente ligar o carro em intervalos muito curtos. Se ele não pegou em uma tentativa de no máximo 10 segundos, aguarde uns 20 segundos antes de tentar de novo.

- Esquente o motor em movimento, não o deixe parado ou ligado por muito tempo. Isto gasta combustível. Se seu carro tiver afogador manual, nos dias frios puxe-o antes de ligar. Quando pegar, coloque logo o carro em movimento e vá desafogando-o gradativamente à medida que o motor esquenta.

- Não faça movimentos bruscos ao dirigir.

- Acelere suave e progressivamente e mude de marcha no momento certo.

- Uma dica para se saber as velocidades ótimas para a mudança de marcha: Verifique no manual do veículo qual a velocidade máxima que se pode atingir em cada marcha e a divida por 2. Quando atingir este valor, já está na hora de passar para outra marcha. Exemplo: se manual diz que a velocidade máxima em segunda é 70 km/h, ao atingir 35 km/h mude de primeira para segunda e vice e versa.

- Não dirija muito rápido. Para a maioria dos carros a velocidade ideal em estradas que proporciona o menor gasto de combustível é entre 80 e 100 km/h.

- Ao subir uma ladeira muito íngreme, não tente se manter em velocidade alta por muito tempo. Tente antes de iniciar a subida, atingir uma velocidade suficiente para subi-la e mantenha essa velocidade.

- Não tente economizar combustível, descendo uma ladeira com o carro em ponto morto ou com a chave desligada. A economia é insignificante, e a direção pode travar e você não conseguir mais direcionar o carro.

- Quando parar o carro não fique com o pé no acelerador. Freie o carro.

- Não viaje com os vidros abertos. A pressão do vento faz aumentar o consumo de combustível.

- Nas subidas não segure o carro com a embreagem e o acelerador, prefira o freio de mão.

Nenhum comentário: