sábado, 12 de janeiro de 2008

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Sempre que amanhecemos espirrando, com o nariz entupido, pegamos um ar frio e em seguida a garganta arranha, pronto: estamos gripados! Infelizmente a gripe não é algo tão simples assim e é uma doença bem pior do que se imagina. Em crianças, idosos e pessoas com problemas imunológicos, ela pode até matar.
Gripes e resfriados são causados por vírus, mas embora os sintomas sejam parecidos, os da gripe são bem piores. Na verdade podemos usar um exemplo bem prático pra explicar a diferença entre os dois: se a pessoa consegue ir ao trabalho, mesmo estando com nariz entupido, cabeça doendo e garganta irritada, com certeza não está gripada, mas sim resfriada. A gripe de verdade derruba o sujeito, deixando-o de cama. A pessoa terá febre alta, às vezes chegando aos 40º. O gripado fica vários dias com febre, além de outros sintomas: dores no corpo, mal-estar intenso e cabeça pesada.
Os vírus causadores da gripe têm um nome específico: influenza. A explicação para esse nome vem da Itália, onde nos tempos antigos, antes da era científica moderna, se notava que havia uma relação entre as epidemias de gripe e a época de tempo frio. Então eles diziam que essa doença era causada pela influenza di freddo, ou seja, influência do frio.
Esses vírus caracterizam-se por estar em eterna mutação e por sofrerem um fenômeno chamado de recombinação genética. Quando ocorre a mutação, surge um vírus parente do anterior e assim nós ainda temos certa defesa contra o novo porque se parece com o antigo. Mas nos casos de recombinação genética, surge um vírus absolutamente novo, contra o qual não temos defesa alguma, o que pode gerar uma epidemia.
Mas apesar dessa tal influência do frio, detectada pelos antigos, não é bem ele em si que causa a doença. O que ocorre é que as aglomerações que se formam em ambientes fechados quando a temperatura abaixa causam uma maior proximidade entre as pessoas, facilitando assim a transmissão do vírus. Logo, o frio não é o causador da gripe, apenas cria condições para maior disseminação dos vírus em lugares não arejados onde as pessoas tossem, espirram ou falam muito perto umas das outras. Se soubéssemos com certeza que em certo ambiente não existisse nenhum vírus da gripe ou do resfriado, poderia estar o frio que estivese e as pessoas mesmo desagalhadas não pegariam nenhuma dessas doenças.

Nenhum comentário: