quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cuidado com a Clonagem de Cartão

Uma compra feita pela Internet via cartão de crédito é um processo bastante simples e portanto inseguro. É só informar o número do cartão de crédito e a sua data de validade. A compra será autorizada se não ultrapassar o limite do cartão e pronto: em alguns dias a mercadoria chega na sua casa através do correio. O problema é que existem criminoso virtuais, os chamados "hackers", que estão prontos para interceptar seus dados e utilizar seu dinheiro.

Esses golpistas utilizam-se de iscas para atrair internautas desavisados para sites clonados de bancos ou induzi-los a instalar programas espiões, que roubarão senhas e dados do usuário. Alguns exemplos de golpes virtuais dessa natureza são:

Clonagem de sites de bancos

A pessoa recebe um e-mail afirmando que sua conta bancária será bloqueada, a não ser que ele faça um recadastramento. Neste golpe, a mensagem traz um link com um endereço falso, redirecionando o usuário para uma página em um servidor dominado pelo hacker, onde está o site clonado do banco, onde ele preencherá seus dados privados, incluindo a senha. Para clonar o site não é difícil. Basta usar um programa que copie todo o conteúdo do site e depois hospedá-lo nesse servidor invadido anteriormente.

Supostos débitos em atraso

Novamente um e-mail informa que o cidadão está com débitos em atraso em conhecidas empresas de crédito brasileiras. E com a ameaça de enviar o nome da pessoa ao SPC ou de bloquear o CPF, ela é forçada a clicar em links falsos que instalam programas espiões na máquina.

Cartões virtuais falsos

Esse é um dos golpes mais comuns: o envio de falsos cartões virtuais. Esses falsos cartões consistem, em geral, apenas de um programa executável, com as extensões ".exe", ".scr" ou ".zip", que vai se auto-instalar sem que o usuário perceba.

Antivírus Falsos

Outro golpe via e-mail. As mensagens traziam um alerta sobre os próprios e-mails fraudulentos, e incentivavam o usuário a instalar um falso antivírus. Ao fazer isso, a máquina era infectada.

Falso desbloqueador de TV por assinatura

Um e-mail informando a respeito de um suposto desbloqueador de sinal de TVs por assinatura, chamado de de DDT (Decoder Digital TV), causou muitos estragos também. O falso desbloqueador seria capaz de receber sinais de satélites e distribuir as imagens pela Internet, para recepção diretamente no computador da vítima, de "canais jornalísticos e eróticos".
O programa, claro, não passava de um trojan que roubava informações financeiras.

Como se proteger

- Nunca clique em links que estão no corpo de e-mails que chegam sem que você tenha se cadastrado para recebê-los.

- Quando acessar o site do seu banco ou de sua loja online também nunca clique em links. Prefira sempre digitar o endereço diretamente no campo apropriado do seu navegador.

- E, vale sempre lembrar: mantenha o navegador, o sistema operacional e o seu programa de e-mail sempre atualizados com as últimas correções de segurança, além de um antivírus atualizado.

Nenhum comentário: