terça-feira, 13 de maio de 2008

Como dar Boot mais rápido em sua máquina


Certa vez trabalhei em uma empresa na qual os computadores demoravam tanto tempo para entrar no Windows, que éramos instruídos a nunca desligá-los. Em um caso mais simples, no seu computador de casa, podemos testar algumas dicas que nos farão ganhar muito tempo.

1ª Dica: O grande problema é que quase toda vez que você instala um novo software em seu computador, ele passa a ser carregado durante o boot. Existem aplicações raramente usadas pela maioria das pessoas, como reconhecedores óticos de caracteres, ou aquelas usadas o tempo todo, como um Microsoft Outlook, por exemplo. Ao carregar o software apenas quando for usá-lo, você diminui o tempo de boot, pois ele não será carregado antes. Para ver o que está carregado no seu computador nesse exato momento, clique no menu Iniciar(Start) de seu Windows XP. Vá em Executar(Run). Digite: msconfig. Aparecerá uma janela com várias abas. Na aba atual(Geral) escolha a opção Selective Startup(Inicialização Seletiva). Embaixo marque as opções Process SISTEM.INI file(Processar o arquivo SYSTEM.INI), Load System Services(Carregar serviços do sistema), Load Startup Items (Carregar itens de inicialização) e Use Original Boot.INI file(usar BOOT.INI original). Para um usuário avançado, ficará fácil perceber que se você for na aba Services (Serviços) e clicar na opção Disable All(Desativar tudo), será a mesma coisa que dar um boot na máquina em Modo de Segurança. Mas nossa meta aqui é "enxugar" a inicialização do Windows, portanto vá na aba StartUp(Inicializar). Há uma grande lista de aplicativos que, uma vez marcados, serão inicializados durante o boot. O grande detalhe é saber quais são realmente importantes. Na maioria das máquinas, apenas um é realmente necessário: o antivírus!

2ª Dica: Ainda no MSConfig, vá na aba BOOT.INI. Você verá uma caixa chamada Timeout(Tempo Limite). Normalmente está setada em 30 segundos. Você pode tranquilamente mudar esse valor para 3 segundos (mas não menos que isso). Feche a aba, clique em OK e reinicie a máquina para as mudanças fazerem efeito. A primeira vez que você reiniciar provavelmente aparecerá uma janela pop-up dizendo que você está em um modo de boot seletivo. Você fechar essa janela e manter as mudanças, sem medo.

3ª Dica: Certifique-se de que não estão sendo carregados Trojans ou Spywares na inicialização de seu computador. Mantenha seu antivírus sempre atualizado e instale um software antispyware também.

4ª Dica: Ao menos uma vez por mês, limpe os arquivos temporários de seu navegador, esvazie a lixeira do Windows, faça backup de arquivos desnecessários no momento e faça desfragmentação do HD. Vá em Start(Iniciar), depois Acessories(Acessórios), System Tools(Ferramentas de Sistema) e Defragment(Desfragmentador). Isso levará tempo, logo não abra aplicativos ao mesmo tempo. A lógica da desfragmentação é que quanto mais perto estiverem as partes dos arquivos, mais rápidos eles serão carregados na memória, abrirão e serão lidos.

5ª Dica: Se você usa sua máquina com muita frequência durante o dia, ao invés de ficar desligando toda hora, o ideal seria usar o método de hibernação. Ele salva uma imagem de seu computador (arquivos abertos, por exemplo) em seu HD. Para sair do estado de hibernação, basta apertar o próprio botão onde se liga o PC.

3 comentários:

Gustavo disse...

Olá, gostei do seu blog, muito massa, visite o meu ae tambêm vai.
Flw.

http://lordfranke.blogspot.com

André Britto disse...

Eu tenho uma lan e ajudou muito no sp3 mais uma das máquinas ainda é sp2 e está dando arquivo de boot invalido, eu não encontrei a aba do boot que você fala no post, queria uma ajuda se possivel com esse problema
Vlw gostei muito de seu blog

André Britto disse...

Realmente me ajudaou muito, mas ficou uma dúvida meu xp sp2 nao tem a aba de boot e o arquivo só invalido, o que eu faço?