sexta-feira, 13 de junho de 2008

TV Digital? Tem que ter Ginga...

O projeto de TV Digital brasileiro foi muito criticado por não ter criado um padrão próprio e sim utilizar o japonês. Mas tem uma parte muito importante desse projeto que foi idealizada e desenvolvida por pesquisadores brasileiros. É o GINGA, o software de interatividade que tende a revolucionar a forma como vemos TV hoje em dia. Ele permitirá uma interface semelhante ao que existe hoje em dia na Internet, na qual o usuário deixa de ser um mero espectador, e poderá fazer coisas como consultar informações em menus e compras de produtos.
Infelizmente, parte da indústria reluta em aceitá-lo e até mesmo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, já descartou a sua integração aos aparelhos digitais, pelo menos na primeira fase da nova tecnologia no Brasil.
Devemos apoiar esse projeto, não apenas mor motivos "patrióticos" mas por ele realmente ser algo revolucionário. Vamos raciocinar: uma TV Digital sem o Ginga não passa de um televisor com som e imagem melhores, e só. Com o Ginga o que temos é um novo paradigma, uma nova forma de ver TV, uma perfeita integração ao paradigma interativo da Internet, algo que não pode mais ser ignorado. É uma evolução, um caminho inevitável, ir contra isso seria um retrocesso.

Nenhum comentário: