quarta-feira, 4 de junho de 2008

Como montar um Servidor de Impressão com um computador antigo


Um velho PC não vai lhe dar muita grana num eBay da vida, nem sequer conseguirá rodar um dos pesados sistemas operacionais atuais. Mas não o jogue no lixo!! Você poderá sim transformá-lo em um servidor de impressão e economizar muito dinheiro, além de ter a alegria de ver um "cadáver" ressuscitando e lhe sendo bastante útil!

1 - Esteja seguro de que sua máquina está funcionando e sem problemas de hardware antes de fazer esse procedimento. Não vai demorar muito até que ela se torne um bom servidor de impressão. Basta ela ser pelo menos um 386 com 8 MB de RAM, e ter uma porta paralela e um drive de disquete.

2 - Instale uma placa de rede. E não precisa ser das mais modernas. Basta uma PCI de 10Mbps.

3 - Instale dois softwares: Winzip e Winimage. Você precisará desses programas para descompactar o software de instalação do printserver.

4 - Baixe o software de instalação do printserver. Existem vários no google. Qualquer um deles servirá.

5 - Baixe o driver da placa de rede que você instalou no computador. Você precisará de um arquivo chamado modules.lrp. Existem várias versões dele, um para cada marca e modelo de placa de rede. Procure pelo compatível com sua placa.

6 - Execute o programa Winimage. Ele criará uma imagem do software do printserver em um mísero disquete (isso mesmo!). Arraste e solte essa imagem para dentro da janela do Winimage. Esse é o arquivo que você baixou no passo 3. Em seguida, arraste e solte o arquivo modules.lrp lá para dentro também.

7 - Salve a imagem criada no disquete. Insira um disco vazio no seu drive A: e clique em Disk|Write

8 - Ligue a impressora. Conecte o printserver na placa de rede. Conecte a impressora no printserver com um cabo paralelo de impressora, insira o disco que você acabou de criar e dê boot com ele. Você ouvirá um triplo bipe que indicará que ele está pronto.

9 - Adicione as impressoras clientes. No XP, clique em Iniciar | Painel de Controle | Impressoras e aparelhos de Fax | Adicionar uma impressora | Impressora Local. Desmarque "Autodetectar PnP". Clique em "Criar nova porta" e então em "Porta TCP/IP padrão". Digite o IP como 192.168.1.252, o nome de porta como PrintSrv e em Custom | Settings | Raw | Port, digite 9100.

Nenhum comentário: