segunda-feira, 2 de junho de 2008

Como clonar um HD com Windows XP


Se você planeja aumentar a capacidade de armazenamento de seu computador, substituindo o atual HD por outro maior, você obviamente desejaria descobrir um jeito de instalar o Windows XP no novo drive sem ter que reinstalar quase tudo novamente. A solução mais simples para resolver esse problema é clonar seu disco rígido.

Instruções:

1 - Instale um software de clonagem como o Norton Ghost, que você pode encontrar facilmente dentro do pacote "Norton Systemworks" da Symantec. Existem programas grátis (freewares) por aí que fazem a mesma coisa, mas tenha certeza de que são realmente confiáveis antes de utilizá-los.

2 - Insira o novo HD em seu computador. Para isso desligue-o e coloque esse novo disco como o drive secundário (ou slave).

3 - Reinicie o computador e siga as instruções na tela para entrar na BIOS. Seu novo drive deve ser descrito na tela de acordo com o slot no qual você o plugou. Ex: "Primary master/slave" ou "Secondary master/slave". E também deverá ser mostrado o tamanho do HD em bytes.

4 - Execute o software de clonagem. Siga as instruções. Escolha o drive antigo como a origem e o novo drive como o destino. Cheque duas vezes as configurações da BIOS caso você não saiba qual é o novo drive.

5 - Desligue seu computador após a clonagem ser feita. Substitua o velho drive pelo novo. E lembre-se de setar o jumper corretamente, tornando o o novo HD como master.

6 - Ligue o computador novamente. Se ele detectar o HD clonado, então o Windows XP deverá iniciar normalmente. Se isso não ocorrer automaticamente, vá na BIOS e selecione manualmente.

7 - Analise com cuidado o conteúdo do novo disco para ver se tudo foi copiado corretamente.

Nenhum comentário: