segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pesquisadores constroem robô que consegue se replicar

Pesquisadores ingleses desenvolveram um robô que consegue não só criar réplicas tridimensionais de objetos como sapatos e maçanetas - mas também de si mesmo.
Cientistas da Universidade de Bath, na Inglaterra, apresentaram uma máquina que age como uma impressora tridimensional. Ao invés de imprimir documentos ou fotos no papel, ela usa "blueprints" para produzir objetos plásticos tridimensionais.
O robô foi chamado de RepRap. A meta é eventualmente contruir um robô que consiga produzir processadores e circuitos de tal forma que as pessoas possam construir seus próprios computadores, de acordo com Zack Smith, diretor da Fundação de Pesquisa RepRap. "A meta é ter um desses na escrivaninha de todo mundo", disse Smith. Ele explicou ainda que, diferente de uma impressora que usa tinta, o RepRap aquece o plástico e então o espalha sobre uma linha. As linhas são construídas em formas utilizáveis assim que elas se solidificam. Dessa forma, não seria fácil de entender que além de construir objetos mais simples do dia-a-dia como maçanetas, sandálias e ganchos de um casaco, ele poderia também copiar todas as peças de sua própria estrutura. Para fazer essa replicação total, Smith diz que ainda devemos esperar por uns 20 anos. "É necessária muita precisão para conseguir replicar um chip de computador. Mas o mais excitante disso tudo é estar construindo uma ferramenta que pode construir outras coisas."

Nenhum comentário: