sábado, 19 de abril de 2008

Restaure seu Windows sem ter de formatá-lo!

Resolvi escrever esse tutorial baseado em uma experiência própria. Uma máquina servidora de minha empresa, com o Windows 2003 Server, hospedada remotamente foi vítima de vírus. O antivírus detectou que algumas DLLs estavam infectadas e acabou deletando-as. Devido a esse fato a máquina não entrava mais no Windows. Aparentemente não havia nada a fazer a não ser formatar a máquina e iniciar o penoso trabalho de reinstalar o sistema, os programas, configurações, etc.

A solução que funcionou e evitou todo esse trabalhão foi a seguinte:

- Dar o boot com o CD do Windows (no meu caso era o do 2003, mas esse tutorial funciona também com o XP, e é baseado nele inclusive). Espere até chegar na tela abaixo:

Normalmente as pessoas tentam utilizar a opção de reparar a instalação do Windows, pressionando R nesta tela. Sinceramente, nunca vi isso funcionar direito. Nesse caso o problema é a forma como o texto dessa tela está escrito, que considero muito ruim. Ele te induz a usar essa opção, pois a que está exatamente acima é um pouco assustadora, pois fala em instalar o Windows, supostamente perdendo tudo. Pois saiba que é exatamente esse o caminho que vamos seguir. Logo, pressione ENTER. Aparecerá a tela abaixo, com o contrato de licença.
Aperte F8 e vamos em frente!
















Será buscada a instalação do Windows pré-existente na máquina. Escolha aquela que aparecer na lista e agora sim tecle R.














Pronto! Todos os arquivos do sistema operacional serão restaurados, caso tenham sido deletados ou danificados (que era o meu caso). O interessante é que nenhuma configuração da máquina será alterada, como áreas de usuário, configurações de vídeo, áudio, ou arquivos do usuário.














Agora é só esperar o processo terminar e reiniciar a máquina que tudo voltará ao normal. Caso essa solução não funcione, infelizmente a formatação deverá ser a resposta para o seu problema...

2 comentários:

Unknown disse...

caaaaara obrgado, isso tinha acontecido cmg, agora arrumei :)

vlw

Unknown disse...

Cara, este seu post é o máximo... me ajudou muito com meu sever 2003. Meu Explorer não abria e fiquei sem acesso ao servidor... Não encontrei nada que pudesse me ajudar até ler seu tópico... valeu mesmo.