quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Como instalar plugins do Firefox

Uma das características mais marcantes do navegador Mozilla Firefox é a sua capacidade de ser incrementado através da adição de Plugins ou Complementos. Existem muitos tipos de plugins, que podem ser baixados de graça no próprio site do Mozilla.

Uma vez no Mozilla Firefox, para que você possa ver os plugins já instalados e buscar novos, faça o seguinte. No menu superior, clique em Ferramentas -> Complementos e aparecerá a tela abaixo:

Veja que no meu caso já existem alguns plugins instalados. Se você clicar em Localizar atualizações, estará procurando novas versões desses complementos. Para procurar novos plugins, clique em Mais extensões.

Será aberta a página abaixo:

Veja na parte superior direita da página um campo em branco para que você procure pelos plugins. Como você ainda não conhece nenhum, a melhor maneira é navegar por uma lista já existente. Para isso clique em Explorar Todas as Extensões, bem no meio desta tela e abrirá a página abaixo:

Cada um dos nomes em negrito é um plugin diferente. Para instalar cada um deles, basta clicar no próprio nome e na tela seguinte clicar no botão Instalar Agora, no quadrado verde, como se vê na figura abaixo:

Veja que acima deste botão, você pode ver se este plugin é compatível com sua versão do Firefox. Ao mandar instalar aparece uma janelinha como essa:

O fato de aparecer escrito Não assinado é irrelevante. Pode instalar sem problemas. Clique em Instalar agora e o complemento começará a ser descarregado e instalado automaticamente:

Ao final é só fechar e abrir de novo o navegador e o complemento já estará instalado, o que você poderá conferir fazendo o mesmo procedimento descrito no início deste artigo.

PLUGINS ÚTEIS DO FIREFOX

FireFTP – Com ele, você terá uma eficiente e prática interface FTP direto no seu browser.

WebDeveloper – Ótimo para programadores, adiciona um menu e uma barra de tarefas com várias ferramentas para desenvolvimento web.

Gmail Notifier – Este plugin lhe avisa a cada 10 minutos se há mensagens novas em sua conta do gmail, mesmo que a página dele não esteja aberta.

Download Them All – Você entra em uma página cheia de links para arquivos que você deseja baixar. Mas são muitos e você acha irritante ter que salvar um por um. Com esse plugin você baixa tudo de uma vez só. Além disso ele funciona como um gerenciador de downloads, dividindo o arquivo a ser baixado em pedaços, o que acelera a velocidade.

GTranslate – Valendo-se das ferramentas de idiomas do Google, este plugin consegue traduzir um texto selecionado em alguma página.

Tab Mix Plus – Ótimo manipulador de abas. Você pode duplicar abas, reabrir abas já fechadas, exibir abas como slides, unir abas, congelar uma aba (tirando o ícone de fechar), e muito mais.

AdBlock Plus - Ótimo manipulador de abas. Você pode duplicar abas, reabrir abas já fechadas, exibir abas como slides, unir abas, congelar uma aba (tirando o ícone de fechar), e muito mais.

Existem muito, mas muito mais plugins. Navegue pela lista e veja as descrições de cada um.

Um comentário:

Unknown disse...

Mas eu já reiniciei mil e uma vezes mas não adianta :(