quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Correção do Plano Verão: CORRA ATRÁS!!!!


Se você já tinha uma caderneta de poupança aberta em janeiro de 1989, com aniversário entre os dias 1 e 15 (aniversário é a data do mês em que sua conta poupança foi aberta), saiba que você pode ter um bom dinheiro para receber. Isso deve-se às perdas do Plano Verão à época. Os bancos na época corrigiram de forma errada (mais exatamente um erro de 20,46%) as perdas inflacionárias daquele mês.
Você tem até dezembro de 2008 para entrar na justiça contra o banco onde a conta foi aberta. Para calcular o valor que você tem direito, hoje em dia, em reais, basta multiplicar o saldo que existia na conta no mês de janeiro de 1989, por 2,7027. Assim, se havia NCz$ 1.000,00 (Mil cruzados novos), você terá direito à R$ 2.702,70.

Existem algumas opções mais rápidas do que as ações na justiça. Poupadores de certos bancos podem se beneficiar de sentenças já dadas a ações civis públicas movidas pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) no ano de 1993. Há ainda a opção dos Juizados Especiais.

O mesmo Idec já obteve sentença definitiva em ações civis públicas relativas ao Plano Verão contra cinco bancos, todos estaduais. Em quatro delas - contra Basa (Amazônia), Bandepe (Pernambuco), Banestes (Espírito Santo) e Beron (Rondônia) - a decisão beneficia poupadores em todo o País; no caso do Baneb (Bahia), são beneficiados apenas investidores do Estado de São Paulo. Nesses casos pode-se optar por executar a sentença por meio de advogado particular.

Nenhum comentário: