terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Como fazer seu currículo

Todos têm essa dúvida cruel. Afinal de contas a cada momento parece que surge uma nova tendência na formulação de currículos. Alguns propõem um currículo vasto, com várias páginas. Outros, um modelo enxuto, bem simplificado.
Vamos tentar lhe mostrar que o ideal é o caminho do meio: a partir de um modelo simples (mas não simplório), você verá dicas de como preenchê-lo de forma personalizada, para que o seu currículo não seja apenas mais um.

Inicialmente, baixe AQUI o modelo de currículo, elaborado pelo site Efetividade.net.

Essa dica é válida para profissionais inexperientes, que não tem idéia de como preencher seu currículo. Por isso apresentamos um modelo de página única, perfeito para esse caso.

Perceba nesse layout que houve uma forte preocupação em preencher toda a folha de forma uniforme, de modo a não deixar espaços vazios. Mas não foram utilizados truques óbvios, como aumento de fontes e espaçamento. Preferiu-se um rearranjo na organização da página. Os títulos de seções estão inseridos em células, para mostrar apenas um exemplo.

Caso queira utilizar esse modelo, busque construir o seu currículo fazendo pequenas alterações, para que não fique exatamente idêntico. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso:

* Nada de papéis coloridos, com relevo, etc. Faça o simples: papel branco, liso e no formato A4.

* Não coloque uma folha de rosto. O avaliador com certeza vai passar por ela solenemente.

* Não ponha o currículo em pastas ou envelopes especiais. É quase certo que quando os currículos forem empilhados, esses acessórios sejam jogados fora, porque aumentam o volume da pilha.

* Dois tipos de fonte não são recomendáveis: Times New Roman e Comic Sans. A primeira por ser utilizada em 90% das vezes pelas pessoas, o que torna o seu currículo igual aos outros, logo na primeira visualização. O segundo é muito extravagente. Busque variar entre as fontes Arial, Georgia e Verdana.

* Evite letras muito pequenas. O avaliador pode se irritar e nem querer ver seu currículo. O tamanho mínimo da fonte deve ser de 10 pontos.

* Nada de "carnaval" no seu currículo.Desenhos, ilustrações, fotos, molduras coloridas e grossas devem ser evitadas. Pode dar a impressão de que você está tentando impressionar o avaliador pelo visual do currículo e não pelo conteúdo.

* Não imprima em formato paisagem. Pode parecer loucura, mas ter que virar o currículo para lê-lo é um trabalho a mais para o avaliador.

Nenhum comentário: