quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Mitos do Linux


Uma das principais razões pelas quais a maioria das pessoas têm medo de experimentar o Linux é porque existem noções pré-concebidas de que ele é muito difícil de ser usado e sua manutenção é pior ainda. Ou de que ele é extremamente diferente do Windows, e que um usuário deste jamais conseguirá se acostumar como o novo sistema. A chave desse mistério é que a maioria das pessoas que não usam o Linux são também muito ignorantes sobre ele. Por isso aqui vai uma tentativa de desmistificar alguns dos mitos que o cercam:

MITO 1: A INSTALAÇÃO DO LINUX É DIFÍCIL

Esse é o mito mais difundido. Talvez há uns 5 ou mais anos, ele até tinha sua razão, mas atualmente isso simplesmente é uma falácia. Vamos falar sobre a mais popular distro do momento, Ubuntu. Em um computador zeradinho, formatadinho, se você quiser instalar o Ubuntu, você deve basicamente seguir a mesma configuração de idioma, teclado, colocar usuários e senhas, que você terá que fazer se quiser instalar o Windows Vista. Além disso, é bem provável que a instalação do linux irá terminar mais cedo do que a do Windows. E o número de "reiniciadas" do sistema também será menor.

MITO 2: EU TENHO QUE CONHECER BEM O SHELL DO LINUX PARA PODER USÁ-LO

Falso. Não há absolutamente nenhuma razão para um usuário regular de computadores ter que usar o Linux por anos, tendo que usar o shell. Pense que o Windows tem o CMD assim como Linux tem o shell. Eles são interessantes para usuários avançados ou desenvolvedores, mas para usuários comuns, definitivamente não. O Windows possui várias aplicações que não têm interface gráfica, assim como Linux. O Linux não só tem uma interface gráfica muito amigável, como você pode escolher dentre várias (ao contrário do Windows);

MITO 3: NÃO EXISTE INSTALAÇÃO NO LINUX QUE SEJA FÁCIL. TENHO SEMPRE QUE COMPILAR TUDO

Errado de novo. As instalações simplificadas no Windows são possíveis graças ao MSI Windows Installer, e assim como Linux, aquele também diferentes instaladores. No Linux, Debian e pacotes RPM são os dois instaladores mais comuns. Eles instalam as aplicações da mesma forma que no Windows é feito, menos a configuração passo-a-passo.

MITO 4: O LINUX NÃO DÁ SUPORTE A MUITOS APLICATIVOS

Só nos repositórios oficiais do Debian existem mais de 18.000 aplicativos. Falta de suporte a aplicativos é o menor dos problemas do linux. Assim como o Windows, o linux tem muitos aplicativos que fazem as mesmas coisas.Você também pode utilizar o Wine para executar aplicativos Windows que porventura não tenham alternativos para Linux. Você pode encontrar uma lista de aplicativos Windows que podem ser usados no Linux usando Wine, incluindo Photoshop CS2 e MS Office 2007.

MITO 5: NÃO CONSIGO VER VÍDEOS OU USAR MEU ITUNES/IPOD

Tudo errado! VLC for Linux toca os formatos mais populares como MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, DVDs, VCDs, HD DVD e vários protocolos de streaming, com mais de 96 milhões de usuários. Não tem erro! Itunes funciona perfeitamente com o Wine para linux. E se você tiver algum problema, pode ainda usar itunes alternativos como Banshee, amaroK e Xine.

Estes são os mitos mais comuns sobre Linux. Tenho certeza que existem muitos outros. É claro que ninguém tem que engolir a idéia de que um ou outro sistema é melhor. O correto é que as pessoas tenham as informações CORRETAS para que elas mesmas decidam qual utilizar.

Nenhum comentário: