sábado, 28 de junho de 2008

Os 10 websites mais interativos da grande rede

1 - Alien Empire



Embora esse website tenha sido criado originalmente para crianças, existe tanta informação sobre o "Império Alienígena" que é o mundo dos insetos, que os adultos também vão querer explorá-lo.

2 - Universcale



Nesse site, tamanho é documento! Aqui é mostrada uma escala que você provavelmente nunca viu na vida - do átomo até os limites do universo. O interessante é que nessa escala está a real proporção de tamanho entre todos os seus representantes. Interessantíssima viagem pela imensidão do mundo material.

3 - Make a Flake



Você sabia que existem milhões ou até mesmo bilhões de formas diferentes que um floco de neve pode ter? Pois bem, que tal você fazer seu próprio floco e ainda poder mostrá-lo para todos que acessarem o site? Tudo que você precisa é de um folha de papel e um tesoura virtuais. Em seguida, você pode fazer recortes e picotes ao seu gosto no papel, o que formará um desenho no floco.

4 - The Mini-Mizer



Já imaginou como você ficaria sendo transformado em um boneco de plástico? Não? Bem, então você está na página errada. Este site permite que você construa uma miniatura sua feita de plástico ou borracha. Você pode fazer pequenas versões de toda sua família e amigos também. Eles se parecerão como bonequinhos da Lego opu Playmobil.

5 - Interactive Radio



Esse site é uma interessante experiência musical através das eras. Você pode escolher o gênero, e a década das músicas. O site então te dá uma seleção específica de canções desse período. Basta clicar no "Play" e ouvir. Bem interessante para se acompanhar a evolução musical!

6 - Neave Television



Esse site é feito para aqueles que adoram zapear pelos canais de TV. Clique na tela para começar a passagem aleatória de canais, mantenha o botão do mouse por alguns segundos para assistir a um canal. Para ir para o próximo basta clicar rapidamente na tela de novo. Recomendado apenas para quem possua banda larga

7 - Kaleidoscope



Esse aqui vai te manter ocupado por horas. O bloco à esquerda te dá grandes opções de escolha entre formas e cores que você deverá arrastar para dentro do círculo. Uma espécie de luz azul gira ao redor do círculo varrendo todos os objetos, já colocados por você, que estão dentro do seu raio de ação. O bloco à direita então lhe mostra o efeito de caleidoscópio que essa varredura produz. Existe uma versão mais sofisticado do caleidoscópio AQUI.

8 - Neon Bible



Uma idéia maluca de algum designer gráfico, que consiste em um clip musical no qual você interfere nas ações do personagem, que é o cantor da música. Nada de muito interessante. Está nessa lista mais pela originalidade do que pelo resultado final.

9 - Mr. Picasso Head



Você já teve vontade de pintar como Pablo Picasso? Aqui está a sua oportunidade, com uma grande variedade de permutações e combinações que o farão se sentir como o grande artista. Quando terminar um quadro virtual, você poderá salvar o trabalho e enviar por e-mail para seus amigos ou, dependendo do desenho que sair, para seus inimigos também!

10 - Autopsy



Esse site definitivamente não é para os que têm estômago fraco ou para os que não gostam de ver sangue. Trata-se de um guia passo-a-passo do que acontece durante uma autópsia. Observe com atenção como as primeiras incisões com o bisturi são feitas e como os órgãos são removidos. Uma explicação soberba de tudo que se passa numa sala de autópsia, mas não me culpe se você entrar na página bem na hora do seu almoço!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pesquisadores constroem robô que consegue se replicar

Pesquisadores ingleses desenvolveram um robô que consegue não só criar réplicas tridimensionais de objetos como sapatos e maçanetas - mas também de si mesmo.
Cientistas da Universidade de Bath, na Inglaterra, apresentaram uma máquina que age como uma impressora tridimensional. Ao invés de imprimir documentos ou fotos no papel, ela usa "blueprints" para produzir objetos plásticos tridimensionais.
O robô foi chamado de RepRap. A meta é eventualmente contruir um robô que consiga produzir processadores e circuitos de tal forma que as pessoas possam construir seus próprios computadores, de acordo com Zack Smith, diretor da Fundação de Pesquisa RepRap. "A meta é ter um desses na escrivaninha de todo mundo", disse Smith. Ele explicou ainda que, diferente de uma impressora que usa tinta, o RepRap aquece o plástico e então o espalha sobre uma linha. As linhas são construídas em formas utilizáveis assim que elas se solidificam. Dessa forma, não seria fácil de entender que além de construir objetos mais simples do dia-a-dia como maçanetas, sandálias e ganchos de um casaco, ele poderia também copiar todas as peças de sua própria estrutura. Para fazer essa replicação total, Smith diz que ainda devemos esperar por uns 20 anos. "É necessária muita precisão para conseguir replicar um chip de computador. Mas o mais excitante disso tudo é estar construindo uma ferramenta que pode construir outras coisas."

Como abrir arquivos do Office 2007 em versões anteriores

Um problema conhecido dos usuários do pacote Office é tentar abrir arquivos criados na versão 2007 em versões mais antigas, como XP e 2003. Ainda bem que existe uma solução, oferecida gratuitamente pela própria Microsoft, que pode ser baixada AQUI. Se você possui a versão 2007 do Office, não precisa se preocupar, pois ela abre arquivos criados em qualquer versão. Uma dica interessante: ao criar um arquivo na versão 2007 do Office, use a opção "Salvar como Documento XP/2003". Assim caso tenha que abrir esse arquivo nas versões antigas, nem precisará do conversor.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Aprecie Quadros de Arte Realista

Se você é daqueles que considera que as pinturas de arte moderna não passam de rabiscos toscos similares a desenhos de bebês, inversamente deve ter muito interesse em quadros onde o artista consegue expressar fielmente e através de pincel e tinta, as belas paisagens da natureza. Imagine chegar a um ponto de realismo tal que as pinturas são confundidas com fotografias! Que você se sinta impelido a passar o dedo na tela onde está retratado um belo oceano, por julgar que a água está perfeita demais! Por ter a ilusão de estar com a visão ofuscada por um intenso brilho do Sol! Tudo isso você encontrará AQUI, apreciando o incrível trabalho artístico de João Simões Lopes. Neste endereço você também saberá como adquirir uma ou mais dessas belas obras, além de poder entrar em contato com o artista.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

TV Digital? Tem que ter Ginga...

O projeto de TV Digital brasileiro foi muito criticado por não ter criado um padrão próprio e sim utilizar o japonês. Mas tem uma parte muito importante desse projeto que foi idealizada e desenvolvida por pesquisadores brasileiros. É o GINGA, o software de interatividade que tende a revolucionar a forma como vemos TV hoje em dia. Ele permitirá uma interface semelhante ao que existe hoje em dia na Internet, na qual o usuário deixa de ser um mero espectador, e poderá fazer coisas como consultar informações em menus e compras de produtos.
Infelizmente, parte da indústria reluta em aceitá-lo e até mesmo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, já descartou a sua integração aos aparelhos digitais, pelo menos na primeira fase da nova tecnologia no Brasil.
Devemos apoiar esse projeto, não apenas mor motivos "patrióticos" mas por ele realmente ser algo revolucionário. Vamos raciocinar: uma TV Digital sem o Ginga não passa de um televisor com som e imagem melhores, e só. Com o Ginga o que temos é um novo paradigma, uma nova forma de ver TV, uma perfeita integração ao paradigma interativo da Internet, algo que não pode mais ser ignorado. É uma evolução, um caminho inevitável, ir contra isso seria um retrocesso.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Como bloquear sites em sua máquina de forma simples e rápida

Geralmente a idéia de bloquear acesso a sites em uma máquina está associada a ferramentas complexas como firewall e proxy, cujas instalações e configurações não são tão fáceis para um usuário leigo. Porém existe uma forma absurdamente simples de bloquear páginas, através do próprio Windows.
Inicialmente você deve ser administrador da máquina para fazer o procedimento que explicarei em seguida.
Tudo que você precisará é editar no BLOCO DE NOTAS um arquivo de nome HOSTS encontrado no seguinte caminho pelo Windows Explorer: C:\WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC

Ao abrí-lo você verá o seguinte conteúdo:

# Copyright (c) 1993-1999 Microsoft Corp.
#
# Este é um arquivo HOSTS de exemplo usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows.
#
# Este arquivo contém os mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada
# entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve
# ser colocado na primeira coluna, seguido do nome de host correspondente.
# O endereço IP e o nome do host devem ser separados por pelo menos um
# espaço.
#
# Adicionalmente, comentários (como estes) podem ser inseridos em linhas
# individuais ou após o nome de computador indicado por um símbolo '#'.
#
# Por exemplo:
#
# 102.54.94.97 rino.acme.com # servidor de origem
# 38.25.63.10 x.acme.com # host cliente x

127.0.0.1 localhost

Agora veja como é simples bloquear um site. Basta inserir abaixo de "127.0.0.1 localhost", a seguinte linha:

127.0.0.1 www.sitequequerobloquear.com

E você pode adicionar quantos quiser. Veja abaixo um exemplo concreto de um arquivo HOSTS devidamente configurado para bloquear vários sites:

# Copyright (c) 1993-1999 Microsoft Corp.
#
# Este é um arquivo HOSTS de exemplo usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows.
#
# Este arquivo contém os mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada
# entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve
# ser colocado na primeira coluna, seguido do nome de host correspondente.
# O endereço IP e o nome do host devem ser separados por pelo menos um
# espaço.
#
# Adicionalmente, comentários (como estes) podem ser inseridos em linhas
# individuais ou após o nome de computador indicado por um símbolo '#'.
#
# Por exemplo:
#
# 102.54.94.97 rino.acme.com # servidor de origem
# 38.25.63.10 x.acme.com # host cliente x

127.0.0.1 localhost
127.0.0.1 www.orkut.com
127.0.0.1 www.playboy.com
127.0.0.1 www.uol.com.br
127.0.0.1 www.globo.com


Um detalhe importante é que ao bloquear um site, qualquer página que esteja dentro deste site também é bloqueada. Ex: Se você bloqueia www.site.com.br, também está bloqueando www.site.com.br/forum.

sábado, 7 de junho de 2008

Teste Idiota: você consegue??

O nome do teste é "Teste idiota". Mas por incrível que pareça, apenas 1,2% daqueles que o fazem conseguem resolvê-lo na primeira tentativa. Veja se você é um deles.


http://xtremedownload.110mb.com/testidiota.htm

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Como montar um Servidor de Impressão com um computador antigo


Um velho PC não vai lhe dar muita grana num eBay da vida, nem sequer conseguirá rodar um dos pesados sistemas operacionais atuais. Mas não o jogue no lixo!! Você poderá sim transformá-lo em um servidor de impressão e economizar muito dinheiro, além de ter a alegria de ver um "cadáver" ressuscitando e lhe sendo bastante útil!

1 - Esteja seguro de que sua máquina está funcionando e sem problemas de hardware antes de fazer esse procedimento. Não vai demorar muito até que ela se torne um bom servidor de impressão. Basta ela ser pelo menos um 386 com 8 MB de RAM, e ter uma porta paralela e um drive de disquete.

2 - Instale uma placa de rede. E não precisa ser das mais modernas. Basta uma PCI de 10Mbps.

3 - Instale dois softwares: Winzip e Winimage. Você precisará desses programas para descompactar o software de instalação do printserver.

4 - Baixe o software de instalação do printserver. Existem vários no google. Qualquer um deles servirá.

5 - Baixe o driver da placa de rede que você instalou no computador. Você precisará de um arquivo chamado modules.lrp. Existem várias versões dele, um para cada marca e modelo de placa de rede. Procure pelo compatível com sua placa.

6 - Execute o programa Winimage. Ele criará uma imagem do software do printserver em um mísero disquete (isso mesmo!). Arraste e solte essa imagem para dentro da janela do Winimage. Esse é o arquivo que você baixou no passo 3. Em seguida, arraste e solte o arquivo modules.lrp lá para dentro também.

7 - Salve a imagem criada no disquete. Insira um disco vazio no seu drive A: e clique em Disk|Write

8 - Ligue a impressora. Conecte o printserver na placa de rede. Conecte a impressora no printserver com um cabo paralelo de impressora, insira o disco que você acabou de criar e dê boot com ele. Você ouvirá um triplo bipe que indicará que ele está pronto.

9 - Adicione as impressoras clientes. No XP, clique em Iniciar | Painel de Controle | Impressoras e aparelhos de Fax | Adicionar uma impressora | Impressora Local. Desmarque "Autodetectar PnP". Clique em "Criar nova porta" e então em "Porta TCP/IP padrão". Digite o IP como 192.168.1.252, o nome de porta como PrintSrv e em Custom | Settings | Raw | Port, digite 9100.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Como clonar um HD com Windows XP


Se você planeja aumentar a capacidade de armazenamento de seu computador, substituindo o atual HD por outro maior, você obviamente desejaria descobrir um jeito de instalar o Windows XP no novo drive sem ter que reinstalar quase tudo novamente. A solução mais simples para resolver esse problema é clonar seu disco rígido.

Instruções:

1 - Instale um software de clonagem como o Norton Ghost, que você pode encontrar facilmente dentro do pacote "Norton Systemworks" da Symantec. Existem programas grátis (freewares) por aí que fazem a mesma coisa, mas tenha certeza de que são realmente confiáveis antes de utilizá-los.

2 - Insira o novo HD em seu computador. Para isso desligue-o e coloque esse novo disco como o drive secundário (ou slave).

3 - Reinicie o computador e siga as instruções na tela para entrar na BIOS. Seu novo drive deve ser descrito na tela de acordo com o slot no qual você o plugou. Ex: "Primary master/slave" ou "Secondary master/slave". E também deverá ser mostrado o tamanho do HD em bytes.

4 - Execute o software de clonagem. Siga as instruções. Escolha o drive antigo como a origem e o novo drive como o destino. Cheque duas vezes as configurações da BIOS caso você não saiba qual é o novo drive.

5 - Desligue seu computador após a clonagem ser feita. Substitua o velho drive pelo novo. E lembre-se de setar o jumper corretamente, tornando o o novo HD como master.

6 - Ligue o computador novamente. Se ele detectar o HD clonado, então o Windows XP deverá iniciar normalmente. Se isso não ocorrer automaticamente, vá na BIOS e selecione manualmente.

7 - Analise com cuidado o conteúdo do novo disco para ver se tudo foi copiado corretamente.