sábado, 27 de dezembro de 2008

Como converter DVDs com a pasta VIDEO_RM para o formato padrão

Há pouco tempo recebi dois DVDs que possuíam uma estranha característica: não tocavam no PowerDVD por inteiro. Vamos dizer que o tempo total dele fosse de 1h e meia. Pois bem, ele só tocava uns 30 minutos e parava. Ao averiguar os arquivos do mesmo, me deparei com uma até então desconhecida (para mim) pasta VIDEO_RM com apenas 2 arquivos IFO e BUP de poucos KB. A conhecida pasta VIDEO_TS estava lá, porém aí acontecia outra coisa estranha: o tamanho total do DVD, visto através do Windows Explorer, era de 4GB, mas nesta pasta só aparecia um VOB de 1GB. Ora, se na outra pasta não havia nem 1MB de informação e nessa pouco mais de 1GB, onde estavam os 3GB restantes? Fiz várias "viagens" através do Google e nada de encontrar uma solução. Ao conversar com meu primo, que também costuma fazer muitas gravações e edições de DVDs, percebi que ele também estava com essa dúvida. Após alguns testes banais, ele descobriu a solução, que era mais simples do que imaginávamos, mas que parecia estar escondida de todos: o velho DVD Decrypter é a resposta!!!

Vamos aos passos:

Coloque o DVD (com o formato diferente) no drive e abra o DVD Decrypter. Teremos algo como na figura abaixo:


Perceba que só aparece um arquivo VOB de 1GB. Mas esse mesmo DVD tem quase 4GB.

Agora vem o pulo-do-gato. No menu superior do DVD Decrypter, temos a opção "Mode". Por padrão, ele sempre abre em "File". Mude para "IFO" e veja que agora o conteúdo do DVD aparece no formato de Capítulos (Chapters). Veja a figura abaixo:


Agora clique no botão "Decrypt" (o ícone do DVD com uma setinha verde e um HD) para que o software consiga ripar o DVD. Ele vai conseguir buscar os tais VOBs "perdidos". Após completar a ripagem, no Windows Explorer você verá que ele criou os outros arquivos VOB. Mas ainda não é tudo! Faltam ainda os arquivos pequenos. Para isso volte o "Mode" do DVD Decrypter para "File" e compare os arquivos que estão no Windows Explorer com aqueles que o software mostra. Você perceberá que faltam alguns na pasta do DVD ripado. Basta copiar esses arquivos restantes e pronto!!! O DVD está novamente no formato padrão e você já pode copiá-lo para um DVD virgem...