quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ouça os livros!

Você gostaria muito de ler aquele livro interessantíssimo, mas por um ou outro motivo, não consegue? Não encontra um momento para encostar no sofá e lê-lo? Gostaria de poder ir dirigindo para o trabalho e simplesmente escutar o livro? Bem, já existem audiobooks, isso não é uma idéia nova. O detalhe é que não é qualquer autor ou editora que tem a idéia de lançar essa versão do livro... Já neste site http://www.navegamp3.org você vai encontrar publicações diversas que não possuem a opção de audiobook em sua versão original. O que o autor do blog fez (ou já pegou feito) foi o seguinte. Ele pega cópias digitais do livro e insere em softwares de leitura como o TextAloud que fazem todo o trabalho árduo de forma rápida, gerando um arquivo mp3 com a leitura do livro. Claro que não é algo 100% perfeito, pois até hoje não existe um software de leitura de textos que consiga ter a fidelidade total desejada. Mas que quebra um grande galho para os leitores preguiçoso, isso quebra!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Como instalar Exchange 2003 no Vmware

Clicando AQUI você terá acesso a um paper em PDF (em inglês) contendo as melhores práticas de como rodar o Exchange em ambiente virtualizado. Uma mão na roda caso você não tenha em sua empresa uma máquina adicional para poder instalar o software.

A Nova Carteira de Identidade

A partir de 2009, essa será a nova carteira de identidade que deixa de ser RG e será chamada de RIC (Registro de Identidade Civil). Ela terá informações de RG, CPF e Título de Eleitor e terá modelo e tamanho dos cartões de crédito.

Um chip vai adicionar informações como cor da pele, altura e peso. As impressões digitais não serão mais no método dedão na tinta mas sim escaneadas e as informações serão enviadas para um banco de dados do INI - Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, alimentando o Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais.

Itens de segurança como dispositivo anti-scanner, imagens ocultas e palavras impressas com tinta invisível, fotografia e impressão digital a laser e a possibilidade de armazenar no chip, informações trabalhistas, previdenciárias, criminais e o que mais for necessário, vem a ser o grande diferencial do novo documento.

domingo, 17 de agosto de 2008

Como criar botões usando Photoshop

É muito mais interessante, ao criar botões para um website, usar os shapes do Photoshop, especialmente se o botão tem cantos arredondados. Esses shapes têm a vantagem de serem fáceis de escalonar e redimensionar. Combine eles com efeitos e você terá os botões mais flexíveis possíveis. Vamos começar…

Desenhando o botão usando shape de retângulo

Selecione a ferramenta Rounded Rectangle, coloque 4 ou 5 pixels como raio para o canto arredondado e desenhe o botão retangular. Dê um duplo-clique no layer name, digite um nome e então dê um duplo-clique à direita do layer para ativar as opções de Layer Styles.

Adicionando Estilos

Adicionando o efeito de drop shadow

Marque a opção de estilo Drop Shadow e coloque 8% de opacidade, 90 graus de ângulo, 5 pixels de distância e 0 pixels de tamanho (no

caso de você não querer uma blurry shadow). Sinta-se livre para colocar os valores que você achar melhores que esses.

Adicionando um gradient overlay

Marque a opção Gradient Overlay e clique na imagem de gradiente. Isso irá abrir o Gradient

Editor. Clique na primeira Color Stop e clique em Color logo abaixo para mudá-la. Use #a4cee6. Faça o mesmo para a Color Stop na direita. Use #56add6. Agora adicione uma Color Stop no meio ao clicar à direita e embaixo no gradiente no meio. Se não estiver 100% no meio você pode corrigi-lo colocando 50% no campo Location. Use #468bcc para a Color Stop. Agora adicione outra Color Stop na mesma Location. Para fazer isso ligue à direita disso (abaixo do gradiente). Use #81b3e2 para essa nova Color Stop. Agora mude essa Location para 50%. Você deve agora ter o efeito mostrado na imagem acima.

Adicionando borda

Marque o estilo Stroke na parte de baixo do menu à esquerda e selecione 1 pixel para o tamanho e branco como cor (ou a cor de fundo que você está usando).

Adicionando um brilho extra ao botão


Para terminar adicione um brilho extra na parte de cima do botão desenhando um caminho usando a ferramenta Pen. Preencha esse caminho com branco e adicione uma pequena máscara para fazer um leve efeito de fade. Defina a transparência para 50%.

Se necessário, mude a tonalidade da cor

Algumas vezes você chega a conclusão de que a cor do botão não é exatamente a que você tinha em mente. Você pode então experimentar usar as opções de Hue e Saturation Adjustment Layer. Diminua a saturação do botão para torná-lo menos azulado e mais acinzentado. Se você apertar a tecla Ctrl e clicar no ícone Layer na Layers palette, seu botão será selecionado. Se você então selecionar o Adjustment layer e clicar na opção Add vector mask na parte de baixo da Layers palette, apenas seu botão sofrerá o efeito e não o resto do layout.

Essa é apenas uma forma de adicionar certos efeitos mas existem zilhões de possibilidades.

Teste de Einstein

Se você conseguir resolver este teste, fará parte dos 2% da população que conseguem. Depois coloquem seu nome na lista de vencedores. Ideal para quem de lógica!!!

http://rachacuca.com.br/teste-de-einstein/

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Leão x Tigre: Quem vence esse duelo de titãs??

Você já imaginou uma luta entre dois animais tão poderosos como um leão e um tigre? Eu não sabia que isso já tinha sido filmado. Pois bem, existem muitos vídeos desta briga de gigantes! Para que lado você torce?

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Concurso - IBGE - Agente Censitário 2008


O IBGE, acaba de prorrogar as inscrições para Processo Seletivo Simplificado, a fim de contratar temporariamente pessoal para a função de Agente Censitário (Nível Médio). Total de 700 vagas.

Para esta função será exigido que o candidato tenha condições físicas como boa visão, capacidade motora e de locomoção.

Inscrições:

- Nas Agências Credenciadas dos Correios, no município onde o candidato deseja trabalhar (ver Edital), entre 31 de julho a 13 de agosto de 2008.

- Na Internet, no endereço eletrônico www.consulplan.net, das 0h00 do dia 22 de julho às 23h59 do dia 20 de agosto de 2008 (horário de Brasília).

- Isenção da taxa de inscrição aos candidatos que comprovem falta de recursos financeiros. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, disponibilizada no site, e encaminhar todos os documentos, impreterivelmente até o dia 20 de agosto de 2008, através de Carta Registrada com Aviso de Recebimento (AR), à Consulplan - rua José Augusto de Abreu, nº 1.000 - Bairro: Augusto de Abreu - Muriaé-MG - CEP: 36.880-000, mencionando - "Solicitação de Isenção - Processo Seletivo Simplificado - Agente Censitário 2008 - IBGE".

- O valor da taxa será de R$ 14,50 com exigência de Nível Médio de escolaridade.

Provas:

A partir do dia 4 de setembro de 2008, o candidato deverá verificar no site, as informações necessárias para a identificação correta do seu local de realização das Provas. As informações também poderão ser obtidas através da Central de Atendimento da Consulplan, através do e-mail processoseletivoibge@consulplan.com, ou pelo telefone (32) 3729-4700 ou 0800-283-4628.

O Cartão de Confirmação de Inscrição, só será remetido apenas aos candidatos inscritos através dos correios, para o endereço indicado no Requerimento de Inscrição.

- As provas ocorrerão no dia 21 de setembro de 2008, das 14h00 às 18h00 (horário de Brasília), estando prevista a divulgação dos resultados finais em 15 de outubro de 2008, período em que devem começar as contratações. Os candidatos aprovados, porém considerados excedentes ao número de vagas serão mantidos em cadastro reserva.

O salário mensal será de R$ 600,00, tendo o contratado direito a Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Férias e 13º Salário.

Os serviços realizados em oito horas diárias serão prestados pelo prazo máximo de um ano, podendo ser prorrogado desde que não exceda a dois anos.

Clique AQUI para ver o EDITAL

Clique AQUI para ver como adquirir a APOSTILA

Clique AQUI para ver PROVAS RELACIONADAS

Mitos do Linux


Uma das principais razões pelas quais a maioria das pessoas têm medo de experimentar o Linux é porque existem noções pré-concebidas de que ele é muito difícil de ser usado e sua manutenção é pior ainda. Ou de que ele é extremamente diferente do Windows, e que um usuário deste jamais conseguirá se acostumar como o novo sistema. A chave desse mistério é que a maioria das pessoas que não usam o Linux são também muito ignorantes sobre ele. Por isso aqui vai uma tentativa de desmistificar alguns dos mitos que o cercam:

MITO 1: A INSTALAÇÃO DO LINUX É DIFÍCIL

Esse é o mito mais difundido. Talvez há uns 5 ou mais anos, ele até tinha sua razão, mas atualmente isso simplesmente é uma falácia. Vamos falar sobre a mais popular distro do momento, Ubuntu. Em um computador zeradinho, formatadinho, se você quiser instalar o Ubuntu, você deve basicamente seguir a mesma configuração de idioma, teclado, colocar usuários e senhas, que você terá que fazer se quiser instalar o Windows Vista. Além disso, é bem provável que a instalação do linux irá terminar mais cedo do que a do Windows. E o número de "reiniciadas" do sistema também será menor.

MITO 2: EU TENHO QUE CONHECER BEM O SHELL DO LINUX PARA PODER USÁ-LO

Falso. Não há absolutamente nenhuma razão para um usuário regular de computadores ter que usar o Linux por anos, tendo que usar o shell. Pense que o Windows tem o CMD assim como Linux tem o shell. Eles são interessantes para usuários avançados ou desenvolvedores, mas para usuários comuns, definitivamente não. O Windows possui várias aplicações que não têm interface gráfica, assim como Linux. O Linux não só tem uma interface gráfica muito amigável, como você pode escolher dentre várias (ao contrário do Windows);

MITO 3: NÃO EXISTE INSTALAÇÃO NO LINUX QUE SEJA FÁCIL. TENHO SEMPRE QUE COMPILAR TUDO

Errado de novo. As instalações simplificadas no Windows são possíveis graças ao MSI Windows Installer, e assim como Linux, aquele também diferentes instaladores. No Linux, Debian e pacotes RPM são os dois instaladores mais comuns. Eles instalam as aplicações da mesma forma que no Windows é feito, menos a configuração passo-a-passo.

MITO 4: O LINUX NÃO DÁ SUPORTE A MUITOS APLICATIVOS

Só nos repositórios oficiais do Debian existem mais de 18.000 aplicativos. Falta de suporte a aplicativos é o menor dos problemas do linux. Assim como o Windows, o linux tem muitos aplicativos que fazem as mesmas coisas.Você também pode utilizar o Wine para executar aplicativos Windows que porventura não tenham alternativos para Linux. Você pode encontrar uma lista de aplicativos Windows que podem ser usados no Linux usando Wine, incluindo Photoshop CS2 e MS Office 2007.

MITO 5: NÃO CONSIGO VER VÍDEOS OU USAR MEU ITUNES/IPOD

Tudo errado! VLC for Linux toca os formatos mais populares como MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, DVDs, VCDs, HD DVD e vários protocolos de streaming, com mais de 96 milhões de usuários. Não tem erro! Itunes funciona perfeitamente com o Wine para linux. E se você tiver algum problema, pode ainda usar itunes alternativos como Banshee, amaroK e Xine.

Estes são os mitos mais comuns sobre Linux. Tenho certeza que existem muitos outros. É claro que ninguém tem que engolir a idéia de que um ou outro sistema é melhor. O correto é que as pessoas tenham as informações CORRETAS para que elas mesmas decidam qual utilizar.